quarta-feira, 11 de maio de 2011

Matematicos

UM POUCO SOBRE A VIDA DE GOTTFRIED WILHELM VON LEIBNIZ:
Nascimento: 01 de julho de 1646 em Leipzig, Saxônia (atual Alemanha). Falecimento: 14 de novembro de 1716 em Hannover, Hanover (atual Alemanha). Orientador(es): Erhard Weigel e Christiaan Huygens.

Em Paris, no início no Outono de 1672, Leibniz estudou Matemática e Física com Christiaan Huygens. Huygens aconselhou Leibniz a lê as obras sobre séries de Saint-Vincent. Leibnitz fez algumas descobertas próprias nesta área.

A Royal Society of London aceitou Leibniz em em 19 de Abril 1673. Leibniz conheceu Ozanam (se destacou no
ensino da matemática para muitos alunos estrangeiros que vieram a Paris para ser educado e escreveu várias obras sobre matemática).
Exemplos de obras de Ozanam: por exemplo générale Méthode pour les cadrans marcador (1673), La Géométrie pratique du sr Boulenger (1684), Traité de la construção des equações pour la solução des problèmes indéterminez (1687), Traité des lieux géométriques (1687), Traité des lignes gênero du premier (1687), De l'usage du compas proporção de (1688)) e resolveu um de seus problemas.

Leibniz também se encontrou, novamente, com Huygens que lhe deu uma lista de leituras, incluindo trabalhos de Pascal, Fabri, Gregory, Saint-Vincent, Descartes e Sluze. Leibniz começou a estudar a geometria dos infinitesimais e escreveu a Oldenburg (secretário da Royal Society), na Royal Society em 1674. Oldenburg respondeu que Newton e Gregory haviam chegado a métodos gerais. Leibniz não estava, contudo, no melhor dos favores com a Royal Society, já que ele não manteve sua promessa de terminar a sua máquina de calcular. Tampouco sabia Oldenburg que Leibniz tinha se transformado, de um matemático bastante simples, que visitou Londres, para um gênio matemático criativo.
Em agosto de 1675 Tschirnhaus (Ehrenfried Tschirnhaus foi um matemático alemão que trabalhou na solução de equações e no estudo das curvas. Ele é mais conhecido pela transformação que remove o termo de grau n-1 a partir de uma equação de grau n) chegou em Paris e formou uma estreita amizade com Leibniz bastante lucrativa para ambos.
Foi durante este período em Paris que Leibniz desenvolveu as noções básicas de sua versão do cálculo. Em 1673 ele ainda estava batalhando para desenvolver uma boa notação para o seus cálculo que eram confusos.
Em 21 de novembro de 1675 ele escreveu um manuscrito com a notação
Pela primeira vez, no mesmo manuscrito é dado a regra do produto para a diferenciação. No Outono de 1676 Leibniz descobriu o familiar
Foi creditado a Leibniz e a Newton o desenvolvimento da Integral e da Regra do Produto. Leia mais sobre a biografia de Leibniz em:
Leia sobre "Um exame das alegações de Leibniz e Newton com a invenção da Análise de Infinitos" em:
 http://www-history.mcs.st-andrews.ac.uk/Extras/Bossut_Chapter_V.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário