Como estudar |
Existem aspectos que aparentemente nada tem a ver com estudar, mas que são muito importantes para tirar o melhor rendimento das horas de estudo:
SAÚDE Um aluno saudável tem raciocínio rápido, força, energia e muita disposição para os estudos. Para isso, deve ter em consideração: ALIMENTAÇÃO: · não coma a toda hora, é prejudicial à saúde. 3 ou 4 refeições serão o suficiente; · beba bastante água entre as refeições; · coma alimentos naturais com bastante fibra, frutas, legumes, verduras e cereais, evite guloseimas e produtos industrializados; · não misturar muitos alimentos de uma só vez, causam má digestão e fermentação; EXERCÍCIO FÍSICO:
TER HORAS REGULARES DE DESCANSO:
EDUCAÇÂO Ter boas maneiras, em casa e na escola, utilizar o “por favor”, “obrigado”, “desculpe”, melhora o seu relacionamento interpessoal. FORÇA DE VONTADE: O mau aproveitamento deve-se muitas vezes à “preguicite”. Esta “doença” pode ser detectada facilmente. Se tem o hábito de utilizar a palavra “DEPOIS”, está contagiado pelo “vírus”. Se seguir os seguintes conselhos irá melhorar:
ORGANIZAÇÃO Nas aulas… Sem concentração, não se aprende. Conversas sobre matérias estranhas e piadas fazem do aluno um fracasso. Os apontamentos são muito importantes. Não confie só na memória. Às vezes, uma palavra ou frase dita pelo professor é a chave para perceber todo a matéria. Os trabalhos de casa… Os trabalhos de casa são fundamentais. Ajudam a memorizar a matéria dada nas aulas. Algumas dicas: · faça, imediatamente, todos os exercícios, para praticar o que aprendeu na aula; · tenha cuidado com a caligrafia e os números; · use, de preferência, um lápis, para apagar os possíveis erros; · utilize 25 a 30 minutos diariamente, para revisão das matérias dadas: Visualize, mentalmente, as explicações dadas nas aulas e associe-as com as anotações; compare a matéria do dia com conteúdos anteriores; passe a limpo, se necessário, algum conteúdo que não ficou apresentável. São importantes alguns cuidados, quanto à apresentação e ao conteúdo dos trabalhos. Algumas sugestões: · Planejar o trabalho que pode obedecer à seguinte estrutura: § Introdução: apresentação da(s) ideia(s) a desenvolver. § Desenvolvimento: tópicos que fundamentam a ideia apresentada. § Conclusão: resumo e apreciação crítica, quando necessário. · Estruture o trabalho: § Capa (nome da escola, disciplina, título do trabalho, nome do autor, ano, número, turma e data). § Índice (indicação das partes que constituem o trabalho e respectivas páginas). § Introdução (indicação do tema do trabalho, justificação da opção feita e breve apresentação dos tópicos a abordar). § Desenvolvimento (tratamento do tema e fundamentação de opiniões). § Conclusão (resumo das ideias apresentadas ao longo do trabalho). § Bibliografia (indicação das obras consultadas). Estudar para as avaliações... Periodicamente, os professores marcam testes. Para muitos, é uma preocupação porque não sabem estudar. Para aprender a estudar tenha em atenção o seguinte: · estudar exige calma e concentração, deve escolher um local sossegado e bem iluminado e eliminar todas as atividades incompatíveis com o estudo, como a televisão, CDs e outros; · elaborar um horário de estudo é outra medida a tomar. O plano de estudos é para respeitar, sem cedências. Às X horas sente-se numa cadeira, ponha um livro à frente e tente estudar (nada de se levantar de cinco em cinco minutos). Deve fazer-se um intervalo para recuperar forças mas sem se dispersar e perder a vontade de voltar ao estudo; · deve evitar-se estudar muitas horas seguidas antes dos testes, porque, devido à falta de tempo e consequentes ansiedade e insegurança, começam as dificuldades de concentração e de memorização para organizar toda a informação estudada; · expulsar os pensamentos parasitas – silenciosos e mortíferos, que nos absorvem. Quando damos conta passou-se meia hora e estivemos em frente a um livro a fazer figura de estátua. Pode ser, um episódio que nos irritou e não conseguimos tirar da cabeça, uma discussão em que fizemos triste figura e agora estamos sempre a rever e a pensar no que dissemos e no que devíamos ter dito; · ler com atenção, tentando compreender as mensagens e voltar atrás sempre que necessário. Não serve de nada ler por ler na esperança de que a coisa fique armazenada na memória, se não percebermos o que é dito. As ideias importantes estão muitas vezes escondidas no texto. A solução é sublinhá-las com caneta fluorescente ou outra que salte à vista. · esquemas e resumos da matéria são verdadeiras tábuas de salvação. Ajudam a memorizar, a estruturar as respostas e a perceber o que é importante. Devem ser claros, curtos e bem estruturados. Imagine as perguntas que podem sair nos testes e tente responder-lhes. No exame… Um teste escrito põe à prova os conhecimentos. Descontraia-se e mostre confiança perante um teste. Quando estamos descontraídos, o cérebro tem um raciocínio mais claro e favorece-se a memória. A maneira como se escreve e o que se escreve é muito importante. A clareza e a apresentação do teste são factores a considerar. Leia com atenção a pergunta. Se não perceber, o melhor é esclarecer com o professor. Caso não consiga resolver uma questão na primeira tentativa pense noutra pergunta. Não perca muito tempo numa pergunta. Talvez a resolução das próximas questões seja uma inspiração para a resolução desta. Use o papel de rascunho para tentar resolver os problemas, mas não perca muito tempo com ele. Apresente os cálculos necessários. Não deixe os raciocínios na cabeça ou no rascunho. Reveja o teste antes de o entregar. O que escreveu é suficiente? Reserve tempo para melhorar as respostas. |