terça-feira, 12 de julho de 2011

Como estudar

Existem aspectos que aparentemente nada tem a ver com estudar, mas que são muito importantes para tirar o melhor rendimento das horas de estudo:


SAÚDE
Um aluno saudável tem raciocínio rápido, força, energia e muita disposição para os estudos. Para isso, deve ter em consideração:

ALIMENTAÇÃO:
·         não coma a toda hora, é prejudicial à saúde. 3 ou 4 refeições serão o suficiente;
·         beba bastante água entre as refeições;
·         coma alimentos naturais com bastante fibra, frutas, legumes, verduras e cereais, evite guloseimas e produtos industrializados;
·         não misturar muitos alimentos de uma só vez, causam má digestão e fermentação;
EXERCÍCIO FÍSICO:
  • praticar exercícios físicos ajudam a ter um corpo saudável;
TER HORAS REGULARES DE DESCANSO:
  • deitar cedo durante a semana;
  • dormir, pelo menos, 8 horas, suficientes para recuperar as energias;
  • aproveitar os fins de semana para se divertir! Ninguém é de ferro.

EDUCAÇÂO
Ter boas maneiras, em casa e na escola, utilizar o “por favor”, “obrigado”, “desculpe”, melhora o seu relacionamento interpessoal.

FORÇA DE VONTADE:
O mau aproveitamento deve-se muitas vezes à “preguicite”. Esta “doença” pode ser detectada facilmente. Se tem o hábito de utilizar a palavra “DEPOIS”, está contagiado pelo “vírus”. Se seguir os seguintes conselhos irá melhorar:
  • não adie compromissos;
  • tenha confiança de que é capaz de fazer qualquer coisa;
  • não faça castelos no ar, seja realista e empreendedor;
  • habitue-se a acabar o que começa;
  • na época de exames afaste-se da TV, do sofá…  

ORGANIZAÇÃO
Nas aulas…
Sem concentração, não se aprende. Conversas sobre matérias estranhas e piadas fazem do aluno um fracasso. Os apontamentos são muito importantes. Não confie só na memória. Às vezes, uma palavra ou frase dita pelo professor é a chave para perceber todo a matéria.  
Os trabalhos de casa…
Os trabalhos de casa são fundamentais. Ajudam a memorizar a matéria dada nas aulas. Algumas dicas:
·         faça, imediatamente, todos os exercícios, para praticar o que aprendeu na aula;
·         tenha cuidado com a caligrafia e os números;
·         use, de preferência, um lápis, para apagar os possíveis erros;
·         utilize 25 a 30 minutos diariamente, para revisão das matérias dadas:
Visualize, mentalmente, as explicações dadas nas aulas e associe-as com as anotações; compare a matéria do dia com conteúdos anteriores; passe a limpo, se necessário, algum conteúdo que não ficou apresentável.
São importantes alguns cuidados, quanto à apresentação e ao conteúdo dos trabalhos. Algumas sugestões:
·         Planejar o trabalho que pode obedecer à seguinte estrutura:
§  Introdução: apresentação da(s) ideia(s) a desenvolver.
§  Desenvolvimento: tópicos que fundamentam a ideia apresentada.
§  Conclusão: resumo e apreciação crítica, quando necessário.
·         Estruture o trabalho:
§  Capa (nome da escola, disciplina, título do trabalho, nome do autor, ano, número, turma e data).
§  Índice (indicação das partes que constituem o trabalho e respectivas páginas).
§  Introdução (indicação do tema do trabalho, justificação da opção feita e breve apresentação dos tópicos a abordar).
§  Desenvolvimento (tratamento do tema e fundamentação de opiniões).
§  Conclusão (resumo das ideias apresentadas ao longo do trabalho).
§  Bibliografia (indicação das obras consultadas).
Estudar para as avaliações...
Periodicamente, os professores marcam testes. Para muitos, é uma preocupação porque não sabem estudar. Para aprender a estudar tenha em atenção o seguinte:
·         estudar exige calma e concentração, deve escolher um local sossegado e bem iluminado e eliminar todas as atividades incompatíveis com o estudo, como a televisão, CDs e outros;
·         elaborar um horário de estudo é outra medida a tomar. O plano de estudos é para respeitar, sem cedências. Às X horas sente-se numa cadeira, ponha um livro à frente e tente estudar (nada de se levantar de cinco em cinco minutos). Deve fazer-se um intervalo para recuperar forças mas sem se dispersar e perder a vontade de voltar ao estudo;
·         deve evitar-se estudar muitas horas seguidas antes dos testes, porque, devido à falta de tempo e consequentes ansiedade e insegurança, começam as dificuldades de concentração e de memorização para organizar toda a informação estudada;
·         expulsar os pensamentos parasitas – silenciosos e mortíferos, que nos absorvem. Quando damos conta passou-se meia hora e estivemos em frente a um livro a fazer figura de estátua. Pode ser, um episódio que nos irritou e não conseguimos tirar da cabeça, uma discussão em que fizemos triste figura e agora estamos sempre a rever e a pensar no que dissemos e no que devíamos ter dito;
·         ler com atenção, tentando compreender as mensagens e voltar atrás sempre que necessário. Não serve de nada ler por ler na esperança de que a coisa fique armazenada na memória, se não percebermos o que é dito. As ideias importantes estão muitas vezes escondidas no texto. A solução é sublinhá-las com caneta fluorescente ou outra que salte à vista.
·         esquemas e resumos da matéria são verdadeiras tábuas de salvação. Ajudam a memorizar, a estruturar as respostas e a perceber o que é importante. Devem ser claros, curtos e bem estruturados.  Imagine as perguntas que podem sair nos testes e tente responder-lhes.
No exame…
Um teste escrito põe à prova os conhecimentos. Descontraia-se e mostre confiança perante um teste. Quando estamos descontraídos, o cérebro tem um raciocínio mais claro e favorece-se a memória.
A maneira como se escreve e o que se escreve é muito importante. A clareza e a apresentação do teste são factores a considerar.
Leia com atenção a pergunta. Se não perceber, o melhor é esclarecer com o professor. Caso não consiga resolver uma questão na primeira tentativa pense noutra pergunta. Não perca muito tempo numa pergunta. Talvez a resolução das próximas questões seja uma inspiração para a resolução desta. Use o papel de rascunho para tentar resolver os problemas, mas não perca muito tempo com ele. Apresente os cálculos necessários. Não deixe os raciocínios na cabeça ou no rascunho. Reveja o teste antes de o entregar. O que escreveu é suficiente? Reserve tempo para melhorar as respostas.